terça-feira, 15 de novembro de 2011

ATENÇÃO AOS DEFEITOS DE ARGUMENTAÇÃO


A segunda fase da prova do Concurso Vestibular da UFPR é composta pela prova de Compreensão e Produção de textos, além das provas específicas por curso.  A prova de redação é um grande divisor de águas no vestibular é temida por muitos e muito aguardada por outros que tem maior facilidade para elaborar e compreender textos. Mas,  para aqueles que são mais apaixonados pelos números é importante concentrar-se agora e pensar que é possível desenvolver essa facilidade com a análise dos textos. Para isso basta pensar o quanto você está próximo da realização de uma grande conquista que é a sua vaga na Universidade.
Então vamos lá?
O primeiro ponto que iremos abordar neste jornal são os defeitos da argumentação. Muitas vezes querendo mostrar certa erudição os estudantes pecam e confundem definições tornando-as contraditórias. José Luiz Fiorin e Francisco Platão Savioli em “Para entender o texto” da editora Ática faz uma análise desses erros.
Os autores trazem o seguinte exemplo identificado numa redação “Professores e alunos pertencem a classes sociais distintas; os primeiros à burguesia, os últimos, ao proletariado”.
Você percebe a falha nesse argumento presente nesse trecho de redação? Os conceitos de classe social, burguesia e proletariado estão empregados de forma errada. Numa Instituição social um individuo pode ocupar uma posição superior ou ainda pertencer à mesma classe social . Os autores trazem o exemplo: A burguesia é formada pelos proletariados de indústrias, o proletariado é formado por todos aqueles que entram com a mão de obra para a produção de bens. Ou seja, esses conceitos, segundo os autores, nada tem a ver com a posição entre professores e alunos numa escola.
Fique atento, na hora de formular seu texto, busque utilizar termos que você tenha conhecimento do significado, muitas vezes o falar simples torna-se mais objetivo e traz a sua ideia muito mais fácil. Boa sorte!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário